Os 5 erros básicos de falta de profissionalismo em Pet Shop

Toda empresa de grande porte, que é vista como profissional, um dia, foi um pequeno negócio. Ainda que você tenha um pequeno negócio, o profissionalismo deve ser uma das “ferramenta chave” para o sucesso.

Aqui você vai descobrir 5 erros básicos que fazem um Pet Shop não se tornar uma empresa profissional:

1 – Oferecer atendimento de baixa qualidade.

A “porta de entrada” para o sucesso depende de um bom atendimento. A experiência do cliente deve passar por alguns sentimentos. O ambiente, a organização e o principal deles: O Bom atendimento. 

Através do bom atendimento (ou do atendimento de qualidade), o cliente abre sua mente com mais facilidade para as informações que você, lojista, deseja passar. Seja simpático, esclareça e responda todas as dúvidas do seu cliente e seja educado. Este é o primeiro degrau que você deve construir para o sucesso.

2 – Não possuir um sistema.

Chega de cadernos ou anotação em agendas de papel. Se você quer ser profissionalizar, deve ter um sistema. 

3 – Gerir mal a sua agenda de serviços.

Uma coisa é ligada a outra. De nada adianta você ter uma loja linda, com um bom atendimento e um bom sistema de sistema de gestão, se não souber administrar a sua agenda de serviços. 1 tosa na tesoura em um cão da mesma raça, mas com diferenças de personalidade entre um cão e outro, podem precisar de mais tempo para finalizar o serviço. Um cão agitado pode levar, as vezes, 30 minutos mais, do que um cão calmo. Conheça o perfil de seus clientes (neste caso, os seus cães e gatos) e administre os horários provisionando estas particularidades.

4 – Ter um time mal qualificado.  

Sua empresa não pode contratar colaboradores pelo valor de seu salário. É um erro grave você pensar em “contratar este funcionário porque ele é mais barato”, ao invés de buscar um funcionário qualificado que custa um pouco mais caro. Sabemos das dificuldades e do peso dos encargos trabalhistas, mas tentar economizar na mão de obra que definirá se a sua empresa é ou não, profissional. Talvez seja o maior destes 5 erros.

5 – Não estudar o seu negócio.

Todo dia aprendemos novas lições do nosso próprio negócio. Independente da nossa experiência e tempo de empresa, estude o seu negócio. 

Converse com fornecedores, visite seus concorrentes, pesquise novas formas de venda ou prestação de serviço e esteja sempre atualizado. Um comerciante que está preso, atrás do caixa da sua loja, tem grandes chances de não perceber que outras lojas estão mais modernas e com novas ideias. Você ficará desatualizado do mercado e perderá clientes. Busque sempre feiras de negócios pet na sua cidade ou estado e visite-as. Troque ideias com amigos empresários e procure buscar parcerias de cross-branding (promoções entre duas empresas ou duas marcas). Que tal uma promoção com a pizzaria do seu bairro e vice versa? Está é uma forma barata de promover seu negócio, de uma forma direta e com bons resultados. Vá a luta! Estude!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *